12493635-u10988064167bbd-u10993883122gtd-552x272gp-jornal-capital

Mercado de imóveis usados

O mercado de imóveis usados é movimentado, principalmente, por proprietários comuns. Vendem para adquirir um outro imóvel  melhor, ou para desmobilizar parte do seu patrimônio adquirindo um de menor valor, redistribuindo a outra parte, seja para pagamento de dívidas ou motivos diversos.

A instabilidade no mercado prejudica àqueles que tentam se programar para fazer a mudança, uma vez que com a venda do seu imóvel não verá possibilidade de realizar o que ele deseja com o produto da venda.

Mercado instável, poucas vendas

Vivenciei épocas em que um corretor de imóveis em uma imobiliária de médio porte participava de 3,4,5 ou mais atos de vendas por mês, seja como vendedor ou opcionista(captador). Hoje, esse mesmo corretor inserido dentro do mesmo mercado, se dará por satisfeito se fizer uma única venda durante todo o mês.

A quantidade de vendas não aumentaram com a subida dos preços, nem mesmo se mantiveram. Se a quantidade de venda diminuiu, é porque esse aumento não é real, ele é ilusório e fantasioso. Essa especulação criou uma instabilidade no mercado de imóveis usados.

 Postura pouco profissional

A maioria dos profissionais não atuam de forma especializada, não conhecem particularidades de onde estão a ofertar seus imóveis porque atuam em diversas  localizações. Suas avaliações baseadas em preços de anúncios, ou m² informado por site de divulgação de imóveis, não levam em consideração de que os mesmos imóveis não são vendidos pelos preços anunciados, mas sim, 10%, 20%, 30% abaixo do valor de partida.

Uma outra característica de muitos profissionais é a falta de posicionamento, postura firme e profissional diante dos proprietários.  Ao invés de fazerem uma avaliação do imóvel, perguntam ao proprietário quanto ele está querendo e ainda colocam a comissão acima tirando toda possibilidade de venda.

Quando consultamos um médico é ele quem receita diante da patologia e não o paciente quem receitará o remédio adequado para sua enfermidade.

Impacto em nossos honorários

Um dos efeitos do mercado instável é que as poucas vendas que surgirem nesse momento,  provavelmente, acontecerão com redução da comissão para otimizar a negociação. Isso por não termos preparado o proprietário para receber o preço justo e adequado do seu imóvel no inicio do trabalho.

O comprador de primeiro imóvel, também não está aceitando pagar os altos preços aplicados, colaborando ainda mais para um mercado travado.

O proprietário que precisa vender para comprar outro imóvel não aceitará propostas de compradores, se ele não perceber que conseguirá comprar o que deseja. Trabalhe imóveis dos proprietários com urgência e motivados a vender. Esses proprietários aceitarão mais facilmente sua avaliação.

Reposicionamento profissional

Não divulguem imóveis quando estiverem “fora do preço”. Aconselhe o proprietário a vender o imóvel dentro de uma faixa de preço justa. Se ele não aceitar a sua orientação como profissional não seja você a SEGUIR a opinião dele.

Diga “NÃO” ao proprietário deste imóvel e ajude a estabilizar o mercado imobiliário.

Quando divulgamos imóveis fora de uma faixa de preço justa e real, fazemos com que outros proprietários avaliem seus imóveis baseados em informações fantasiosas e equivocadas. O resultado é o mercado travado em que eu não consigo vender o meu imóvel, logo não conseguirei comprar o seu.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>